FELIZ 2014

FELIZ 2014
Que os dias do Ano de 2014 sejam uma sequência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!

sábado, 10 de março de 2012

Parazão: São Raimundo recebe o Águia neste domingo no Colosso

Pantera busca reabilitação contra o Águia de Marabá
Técnico Charles Guerreiro espera a primeira vitória
do Pantera neste domingo (11), contra o Águia
O São Raimundo recebe neste domingo o Águia de Marabá no estádio Colosso do Tapajós, às 18h30 pelo Campeonato Paraense, segundo turno, terceira rodada. O Pantera santareno corre atrás de sua reabilitação na Taça Estado do Pará, o time vem de derrota para o São Francisco (1 x 0) e empate com o Remo (1 x 1).

Pantera
Para o este encontro o técnico Charles Guerreiro não terá dois jogadores que cumprirão suspensão automática, terceiro cartão amarelo, o zagueiro Filho e o atacante Fabinho. Para a vaga de Filho, Victor Hugo está confirmado. Fabinho não entrou como titular mais era um forte candidato a está entre a onzena, com a suspensão perdeu a oportunidade.

Charles deverá mexer na equipe que entrou jogando contra o Remo. João Pedro que vinha atuando na lateral esquerda foi deslocado para o meio de campo, e Anderson Cruz fará a ala esquerda. Jardel que cumpriu suspensão no último encontro deve voltar ao time.

Águia
O Águia fará seu primeiro compromisso fora de casa neste 2º- turno, o técnico João Galvão deve promover três alterações em relação à equipe que começou jogando contra a Tuna, no último sábado (3). Após cumprir suspensão, Branco volta para o posto de Valdanes, que recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada. Com isso, Flamel deve ser mais uma vez improvisado no ataque e consequentemente Diego Biro novamente pode assumir a armação.

A segunda mudança acontece no meio de campo, por conta da saída de Diogo, que cumpre suspensão automática. Quem deve assumir a vaga é o volante Alexandre Carioca. A terceira alteração será no gol, pois o titular Alan reassume o posto que havia sido ocupado por Miro no duelo contra a Tuna.

Ficha Técnica
São Raimundo x Águia, 18h30.
Local: Estádio Colosso do Tapajós/Santarém
Data: 11/03/2012 - domingo
Caráter: Parazão/2º- turno / 3ª- rodada
A: Claudio Lima
A1: João Paulo Loiola de Sousa
A2: Manuel Jucimar dos Anjos Picanço
4ºA: Robinaldo Andrade dos Santos*
Ass. Árb. Paulo Cesar Romano

São Raimundo: Labilá; Amaral, Filho, Hélder e Anderson Cruz; Jardel, Dudu, João Pedro e Zeziel;  Lucas e Fernando Caranga. Técnico: Charles Guerreiro.

Águia: Alan; Léo Rosa, Charles, Roberto e Rairo; Alexandre Carioca, Analdo, Marquinhos e Diego Biro; Flamel e Branco. Técnico: João Galvão.

Parazão/2º- turno / 3ª- rodada
08/03 - 20h30: Cametá 6 x 4 São Francisco – Parque do Bacurau/Cametá
11/03 - 10h30: Remo x Independente – Baenão/Belém
11/03 - 18h30: São Raimundo x Águia – Colosso do Tapajós/Santarém
12/03 - 20h30: Tuna Luso x Paysandú – Souza/Belém

Classificação/2º- turno (Taça Estado do Pará)
1). Independente – 6 pontos
2). São Francisco – 6 pontos
3). Remo – 4 pontos
4). Cametá – 4 pontos
5). Águia – 3 pontos
6). São Raimundo – 1
7). Paysandú – 1
8). Tuna – 0

Campeonato Amazonense: Princesa do Solimões e Nacional no Gilbertão


Princesa quer aproveitar mando de jogo e lotar o estádio Gilberto Mestrinho e largar na frente do primeiro turno.
A diretoria do Princesa do Solimões quer aproveita o mando de campo e lotar o estádio Gilberto Mestrinho (Gilbertão) para largar na frente da decisão do primeiro turno do Campeonato Amazonense. A diretoria do Princesa disponibilizou 5 mil ingressos para o jogo deste sábado (10), às 15h (16h de Brasília) na Cidade de Manacapuru (a 86 quilômetros de Manaus).

Arbitragem
Princesa x Nacional
Local: Estádio Gilberto Mestrinho (Gilbertão), em Manacapuru
A: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
A1: Jander Rodrigues Lopes
A2: Marcos Santos Vieira

Segundo jogo da final
A Federação Amazonense de Futebol (FAF), definiu também a escala de arbitragem para o segundo jogo da final do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2012, entre Nacional e Princesa do Solimões.

Princesa x Nacional
Local: Estádio do SESI (Manaus)
A: Edmar Campos da Encarnação
A1: Luiz Cláudio Rodrigues da Costa
A2: Jeová Rodrigues dos Santos


Futebol Feminino: Pinheirense estreia na Copa do Brasil neste sábado


Pinheirense feminino do Pará enfrenta Santos de Rondônia pela Copa do Brasil
O Pinheirense é o representante do Pará na Copa do Brasil de futebol feminino. A equipe paraense enfrenta, nesta primeira fase, o Santos, de Rondônia. O primeiro jogo vai ocorrer em Porto Velho, neste sábado (10), às 20h30. A partida de volta será em Belém, no domingo (18), às 9h, no estádio Abelardo Condurú, em Icoaraci.

O plantel do Pinheirense foi formado numa pareceria com a Esmac, que cedeu 18 jogadoras das 30 que compõem o grupo, e mais a comissão técnica - Mercy (treinador); Andrezão (Preparador Físico); e Eric Cavalcante (Fisiologista). A equipe está treinando há três meses sob o comando do técnico Mercy, grande campeão do futsal feminino da Esmac – venceu nove vezes o campeonato paraense de futsal feminino -. “Nós temos um grupo muito bom tecnicamente. Acredito que podemos avançar na competição”, avaliou o treinador.

Mesmo sem patrocínio e apoio financeiro, o representante do Pará na Copa do Brasil de futebol feminino pretende fazer um bom campeonato. “Nossas jogadoras não recebem nada, vão jogar só com a força de vontade”, afirmou o presidente do Pinheirense José Feio. As atletas cedidas pela Esmac recebem bolsas de estudo, enquanto que o restante das jogadoras só recebe uma ajuda de custo para garantir o transporte aos treinos. A diretoria do Pinheirense ainda corre atrás de apoio dos governos estadual e municipal.

A equipe base para o jogo de estréia na competição nacional será formada por: Rozane (Goleira); Natália (lateral-direita), Jéssica e Marla (Zagueiras), Keké (lateral-esquerda); Marilda e Lause (Volantes), Cintia e Raquel (Meias); Pingo e Andrea (Atacantes).

HISTÓRICO

A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conta com a participação de 32 equipes de todo o país. Esta é terceira participação do Pinheirense na Copa do Brasil, que teve apenas quatro edições. A competição funciona no estilo mata-mata, ao modelo da Copa do Brasil masculina.


Fonte: Felipe Melo/DOL

Presidente interino da CBF convoca cartola para posse no Rio


José Maria Marin se encontra com presidente de federações na segunda-feira (12)
Presidente interino da CBF, José Maria Marin, quer dar demonstração de força no seu primeiro dia na sede da entidade. Na segunda, ele pretende reunir os 27 presidentes de federações em sua primeira entrevista coletiva no cargo.

Ontem, o cartola enviou ofício convocando todos os dirigentes estaduais para a solenidade de sua posse.

O ex-governador de São Paulo tem a ajuda de dirigentes da Federação Paulista de Futebol para conseguir lotar o pequeno auditório, no subsolo do prédio da CBF.

O encontro está marcado para as 12h. Uma hora depois, ele falará com os jornalistas, na companhia dos cartolas.

Apesar do esforço, Marin não contará com o apoio de todos. "Ainda não sei se vou. Tenho alguns compromissos agendados", afirmou Ednaldo Rodrigues, da Bahia.

O dirigente era um dos líderes da ala dos rebeldes. Até a reunião realizada por Ricardo Teixeira na semana passada para definir sua sucessão, o grupo de Rodrigues não queria Marin no poder.

Ontem, ele defendeu a interinidade do paulista, mas reivindicou nova eleição caso Teixeira renuncie --o dirigente pediu licença.

Já o presidente da federação catarinense, Delfim Peixoto, disse que participará da solenidade. Paulo Schettino, da federação mineira, não vai ao evento, mas disse ser favorável a Marin. Schettino justificou sua ausência com uma viagem familiar ao
exterior.


Fonte: Folha Online

sexta-feira, 9 de março de 2012

Bastidores: Ministro lamenta não poder intervir na CBF


Aldo Rebelo fala sobre o afastamento de Ricardo Teixeira da CBF
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu sua opinião sobre o afastamento de Ricardo Teixeira da CBF e lamentou o fato de o governo não poder intervir na entidade que dirige o futebol brasileiro.

"Isto tem que ser feito pelas federações, o governo, não digo lamentavelmente porque já é uma opinião, não tem como intervir", afirmou Rebelo durante visita às obras do Maracanã, nesta sexta-feira, no Rio. "O sistema esportivo tem completa autonomia e temos que nos relacionar com ele, inclusive, ajudando financeiramente algumas federações, o que não é o caso da CBF", completou.

Teixeira comunicou seu afastamento da CBF na quinta-feira para os presidentes das federações estaduais de futebol e, oficialmente, no site da entidade, que estava saindo da função sem data para retorno.

"A partir desta data está designado o vice-presidente José Maria Marin para substituir-me interinamente no exercício da presidência da CBF. Ricardo Terra Teixeira", diz o texto.

O estatuto da confederação prevê um prazo máximo de licença de 180 dias, mas o cartola pode estender esse tempo desde que reassuma o poder por pelo menos um dia.

Marin, o substituto, é uma escolha direta de Teixeira, que desde a semana passada deixou acertada sua indicação para o caso de ausência ocasional.

Aldo Rebelo também afirmou que é preciso "manter uma relação de cooperação e harmonia" com o Comitê Organizador Local da Copa, que também é presidido por Ricardo Teixeira.

O ministro voltou a dizer que não iria se pronunciar sobre se vai manter diálogo com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que há uma semana disse que o Brasil precisava levar um "chute no traseiro" e agilizar as obras para a Copa de 2014.

O caso repercutiu, o governo exigiu desculpas, recebeu e ontem aceitou, mas não confirmou que irá manter conversas diretas com
Valcke.


Fonte: Folha Online

Mundial 2012: Técnico da Fifa e COL visitam Arena da Amazônia neste sábado

O grupo fará uma visita técnica à Arena da Amazônia, em Manaus.
Desembarcam, neste sábado, em Manaus, aproximadamente 40 técnicos da Federação Internacional de Futebol-Fifa e do Comitê Organizador Local-COL da Copa de Mundo de 2014. O grupo fará uma visita técnica à Arena da Amazônia, em Manaus.

A visita de monitoramento de estádios tem o objetivo de avaliar como as equipes locais estão planejando a mobilidade urbana, segurança, estruturas que devem ser instaladas no entorno das arenas onde acontecerão os jogos, entre outros requisitos necessários à realização dos eventos em cada capital.

- Essas inspeções têm como objetivo analisar e adequar o planejamento operacional dos estádios, que é extremamente complexo. O plano envolve esquema especial de tráfego, checagem de segurança, orientadores de público, área de exposição dos afiliados comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para a TV e muito mais- explicou o gerente de operações em estádios do COL, Tiago Paes.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, Manaus tem a vantagem de utilizar menos estruturas temporárias e aproveitar as estruturas fixas que já existem nas proximidades da nova arena.

- Nós vamos utilizar a Arena Amadeu Teixeira, o Centro de Convenções do Amazonas (CCA), que deve ser inaugurado no final do ano, o Sambódromo e a Vila Olímpica para abrigar as estruturas de apoio necessárias à realização da Copa, como o centro de mídia, área de hospitalidade da FIFA, voluntariado, central de segurança entre outros - afirmou.

Os técnicos da FIFA e do COL iniciaram esta série de visitas às cidades-sede no último dia 6. Foram visitadas as cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá. Após a visita a Manaus, eles seguem no domingo seguem para Natal-RN. As visitas técnicas estão acontecem a cada seis meses, mas tendem a ficar cada vez mais frequentes, na medida em que a Copa de 2014 se
aproxima.


Fonte: Globoesporte.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parazão: Em jogo de 10 gols Cametá vence do São Francisco

Chuva de gols no Parque com vitória do Cametá
Em um jogo eletrizante por baixo de muita chuva nesta quarta-feira (8), no Parque do Bacurau em Cametá, o Mapará venceu o Leão santareno por 6 x 4. O Cametá se reabilitou da derrota para o Independente na última rodada e conseguiu frear o time azulina que vinha de duas vitórias.


Com a vitória o Cametá subiu para a quarta colocação com quatro pontos, já o São Francisco permanece com seis pontos ganhos na segunda colocação. Na quarta rodada o São Francisco enfrenta o Independente, dia 18 de março, às 18h30, no estádio Colosso do Tapajós em Santarém. O Cametá por sua vez jogará no dia 19 de março, segunda-feira, ás 20h30, no Baenão diante do Clube do Remo.

Chuvas de gols
A chuva esteve em sua totalidade na noite de ontem em Cametá, não só no clima do tempo com muita água no campo do estádio Ofelino Martins, deixando a cancha pesada como no clima da partida no números de gols marcados, dez. E não demorou muito para o torcedor começar a vibrar com a bola na rede. O primeiro veio logo aos 7 minutos com o artilheiro Rafael Paty aproveitando cobrança de escanteio de Soares para fazer Cametá 1 x 0.

O São Francisco não se intimidou e foi para o ataque conseguindo seu gol de empate aos 11 minutos através de Boquinha, depois da cobrança de escanteio da esquerda de Maurian, na indecisão do goleiro Ângelo, 1 x 1. Mais o Mapará empurrado por sua torcida que esteve em pequeno número no Parque anotou seu segundo gol com Jailson aos 22 minutos se aproveitando de um vacilo do zagueiro Perema e a equipe Cametaense descer para o vestiário com o placar, 2 x 1.

O Leão Tapajônico voltou para o segundo tempo disposto a marcar o gol de empate e conseguiu aos 3 minutos com Balão Marabá, numa jogada consciente após recebe passe na intermediária, avançou e na saída de Ângelo encobriu o goleiro Cametaense e saiu para o abraço, 2 x 2. O Leão com o empate sentiu que poderia ir mais longe, e através de Diego Carioca virou o jogo para 3 x 2 aos 13 do segundo tempo num golaço, num chute forte de fora da área.


Mais jogando em casa e com um homem à mais, lateral direito Claydir do Leão foi expulso de campo o técnico Cacaio colocou mais um atacante Marcelo Maciel e o foguete marcou o gol de empate aos 14 minutos para o Mapará, 3 x 3. A partir daí o jogo ficou mais emocionante. O São Francisco mesmo com dez jogadores ainda virou o placar pra 4 x 3, em mais um golaço no parque do Bacurau, através do meia Caçula.

O Cametá empatou novamente com Marcelo Maciel, aos 25 minutos depois de uma cobrança de escanteio de Soares pela esquerda, Marcelo Maciel surgiu entre a zaga do Leão e de cabeça marcou o gol de empate, 4 x 4. O Mapará virou o jogo logo em seguida aos 28 minutos para 5 x 4, com Jailson, em jogada de Marcelo Maciel que lançou Jailson e este chutou sem chances para o goleiro Jáder. O sexto gol do Cametá, foi anotado por Rafael Paty, aos 43, ele abriu o placar e fechou marcando seu novo gol no Campeonato sendo o principal artilheiro.

Ficha Técnica
Cametá x São Francisco, 20h30.
Local: Estádio Municipal Ofelino Martins (Parque do Bacurau) em Cametá
Data: 08/03/2012 - quinta-feira
Caráter: Parazão/2º- turno / 3ª- rodada
A: Cláudio José de França Silva
A1: Heronildo Sebastião Freitas da Silva
A2: Wandenyce Silva de Araujo
4ºA: Nelson Casemiro Lobo Montão*
Ass. Árb: Olivaldo da Silva Moraes.
Cartões amarelos;
Léo Oliveira e Claydir (São Francisco)
Marcelo Maciel, Júlio César, Jailson, Soares e Ályson (Cametá)
Cartão vermelho;
Claydir (São Francisco)
Gols;
1 x 0, Cametá, Rafael Paty (cabeça), 07’.
1 x 1, São Francisco, Boquinha, 11’.
2 x 1, Cametá, Jailson, 22’.
2 x 2, São Francisco, Balão Marabá, 03”.
3 x 2, São Francisco, Diego Carioca, 13”.
3 x 3, Cametá, Marcelo Maciel, 14”.
4 x 3, São Francisco, Caçula, 17”. (golaço de Caçula)
4 x 4, Cametá, Marcelo Maciel, 25”. (Na cobrança de escanteio de soares pela esquerda, Marcelo Maciel surgiu entre a zaga do Leão e de cabeça marcou o gol de empate, 4 x 4)
5 x 4, Cametá, Jailson, 28”. (jogada de Marcelo Maciel e lançou Jailson que chutou sem chances para o goleiro Jáder, 5 x 4.)
6 x 4, Cametá, Rafael Paty, 43”. (boa transação de bola no ataque, bola servida para Rafael Paty que marcou o sexto gol do Mapará e o novo dele no Campeonato.)

Cametá: Ângelo; Américo, Gil Cametá, Ályson e Souza; Paulo de Tárcio, Júlio César (Marcelo Maciel), Soares e Ratinho; Rafael Paty (Moisés) e Jailson. Técnico: Cacaio.

São Francisco: Jáder; Claydir, Perema (Elielton), Aldair e Maurian; Diego Carioca, Boquinha, Caçula e Balão Marabá; Ricardinho e Léo Oliveira (Sidvan). Técnico Thiago Amorim.


Parazão/2º- turno / 3ª- rodada
08/03 - 20h30: Cametá 6 x 4 São Francisco – Parque do Bacurau/Cametá
11/03 - 10h30: Remo x Independente – Baenão/Belém
11/03 - 18h30: São Raimundo x Águia – Colosso do Tapajós/Santarém
12/03 - 20h30: Tuna Luso x Paysandú – Souza/Belém

Classificação/2º- turno (Taça Estado do Pará)
1. Independente – 6 pontos
2. São Francisco – 6 pontos
3. Remo – 4 pontos
4. Cametá – 4 pontos
5. Águia – 3 pontos
6. São Raimundo – 1
7. Paysandú – 1
8 – Tuna – 0

Ricardo Teixeira pede licença da CBF, diz presidente da Federação Paulista


Por conta de problemas de saúde, Ricardo Teixeira pediu licença da presidência da CBF na tarde desta quinta-feira.
Ricardo Teixeira pediu licença da
presidência da CBF

Marco Polo Del Nero confirma afastamento do dirigente do comando da entidade. José Marin foi indicado para assumir o cargo interinamente. Por conta de problemas de saúde, Ricardo Teixeira pediu licença da presidência da CBF na tarde desta quinta-feira.

O dirigente, que chegou a comparecer à sede do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, na Barra da Tijuca, na parte da manhã, preferiu se desligar do cargo na confederação para se dedicar aos cuidados médicos de que necessita.

A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. O dirigente informou ainda que José Maria Marin foi indicado por Teixeira para assumir o cargo de forma interina.

Parazão: Cametá e São Francisco abrem 3ª- rodada do returno


Mapará tenta reabilitação – Leão Tapajônico busca terceira vitória no returno
Léo Oliveira comanda o ataque azulino
esta noite contra o Cametá no Parque
substituindo Emerson Bala suspenso 
Cametá e São Francisco jogam esta noite a partir das 20h30, no Parque do Bacurau em Cametá, abrindo a 3ª- rodada do returno do Campeonato Paraense 2012 (Taça Estado do Pará). O Cametá campeão do 1º- turno, estreou empatando com o Paysandú dentro de casa e vem de derrota para o Independente, por isso tenta a reabilitação no returno do estadual.

Técnico Cacaio não poderá contar com dois jogadores por motivo de suspensão, o zagueiro Tonhão e o volante Ricardo Capanema. Na vaga de Tonhão, o zagueiro Gil Cametá está confirmado enquanto Moisés vai ocupar o posto de Ricardo Capanema.

O leão azul santareno está invicto na Taça Estado do Pará, venceu os dois jogos. Na estreia do segundo turno ganhou do seu maior arquirival o São Raimundo no Colosso do Tapajós, por 1 x 0 e na última rodada goleou o Paysandú em plena Curuzu, por 3 x 0. Técnico Thiago Amorim não terá o atacante Emerson Bala suspenso pelo 3º- cartão amarelo. Léo Oliveira formará dupla de ataque com Ricardinho.

Ficha Técnica
Cametá x São Francisco, 20h30
Local: Estádio Parque do Bacurau/Cametá
Data: 08/03/2012 - quinta-feira
A: Cláudio José de França Silva
A1: Heronildo Sebastião Freitas da Silva
A2: Wandenyce Silva de Araujo
4ºA: Nelson Casemiro Lobo Montão*
Ass. Árb: Olivaldo da Silva Moraes

Cametá: Ângelo; Américo, Gil Cametá, Ályson e Souza; Moisés, Paulo de Tárcio, Soares e Ratinho; Rafael Paty e Jailson. Técnico: Cacaio.

São Francisco: Jáder; Claydir, Perema, Aldair e Maurian; Diego Carioca, Boquinha, Caçula e Balão Marabá; Ricardinho e Léo Oliveira. Técnico Thiago Amorim,

CBF divulga tabela do Brasileirão e última rodada segue com clássicos regionais


CBF divulgou nesta quinta-feira (8) tabela da Série A do Brasileirão. O inicio da competição está marcada para iniciar no dia 20 de maio, com término previsto em 2 de dezembro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira pela manhã a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro. Os confrontos foram definidos três meses antes do inicio da competição, marcada para iniciar no dia 20 de maio e com término previsto em 2 de dezembro. A entidade máxima do futebol manteve a última rodada com a maioria dos jogos sendo clássicos regionais.

Atual campeão, o Corinthians terá logo na primeira rodada o Fluminense, no Estádio do Pacaembu. E se em 2011 o time do Parque São Jorge terminou o campeonato atuando diante do rival Palmeiras, nesta temporada se despedirá diante do São Paulo, no Estádio do Morumbi. A mudança de rivais acontecerá com todos os times da capital paulista e do Rio de Janeiro, estados com mais representantes na Primeira Divisão.

Sobre os times que conquistaram o acesso na Série B do ano passado, apenas Ponte Preta e Sport estreiam diante de seus torcedores. Enquanto o time campineiro enfrenta no Moisés Lucarelli, em Campinas, o Atlético Mineiro; o Leão Pernambucano tem nada mais nada menos do que o Flamengo, na Ilha do Retiro, em Recife. Fora de casa, a Portuguesa estreia diante do Palmeiras e o Náutico contra o Figueirense.

Junto da tabela, a entidade comandada por Ricardo Teixeira faz observações e lembra que o Cruzeiro terá que cumprir perda de mando de campo em dois jogos, conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Raposa e Atlético-MG ainda terão que comunicar a CBF quando transferirem seus jogos da Arena do Jacaré para o Estádio Independência.

Clássicos regionais
A estratégia da CBF de marcar clássicos estaduais nas rodadas finais teve sucesso no ano passado, pois evitou favorecimentos entre os clubes que estavam na briga pelo título, que lutavam por vagas na Libertadores ou para não serem rebaixados. Em edições anteriores da competição nacional, diferentemente do que foi visto em 2011, ficou claro que alguns times se empenharam menos do que deveriam ou usaram equipes sem força máxima em alguns jogos, fato que colocou em xeque a fórmula dos pontos corridos na reta decisiva do torneio.

A penúltima rodada deste Campeonato Brasileiro, por sua vez, também contará com dois clássicos estaduais, previstos para acontecer no dia 25 de novembro. O Vasco vai encarar o Flamengo como mandante, enquanto o Corinthians receberá o Santos no Pacaembu. Em 2011, a penúltima rodada da competição nacional também contou com dois duelos entre dois times grandes do mesmo Estado. Foram eles: Palmeiras x São Paulo e Fluminense x Vasco.

Confira os jogos da primeira e da última rodada do Brasileirão de 2012:
19/5 e 20/5
Botafogo x São Paulo
Vasco x Grêmio
Palmeiras x Portuguesa
Corinthians x Fluminense
Internacional x Coritiba
Cruzeiro x Atlético-GO
Ponte Preta x Atlético-MG
Figueirense x Náutico
Sport x Flamengo
Bahia x Santos

2/12
Flamengo x Botafogo
Fluminense x Vasco
Santos x Palmeiras
São Paulo x Corinthians
Grêmio x Internacional
Atlético-MG x Cruzeiro
Portuguesa x Ponte Preta
Coritiba x Figueirense
Náutico x Sport
Atlético-GO x Bahia

Fonte: (AFI)

Copa do Brasil: Com campeão, três jogos dão continuidade à 1ª rodada


Um dos 14 campeões da Copa do Brasil, o Paulista de Jundiaí faz sua estreia da competição nesta quinta-feira contra o Goiás, no Estádio Jayme Cintra, às 19h30. A partida do time do interior de São Paulo é uma das três partidas que dão continuidade à primeira rodada da competição nacional.

O Paulista foi campeão do torneio em 2005, quando bateu o Fluminense na grande decisão. Ano passado, o time foi eliminado na primeira fase ao perder para o Atlético-PR, por 1 a 0, por isso tenta superar a marca neste ano e relembrar as glórias do passado.

Vitória e Portuguesa, por outro lado, vão em busca do título inédito na competição e de tentar apagar o vexame da última temporada, quando foram eliminados na primeira fase. Em Sergipe, os baianos encaram o São Domingos, às 20h30, enquanto os paulistanos enfrentam o Cuiabá, no Mato Grosso

O time baiano sonha em repetir o feito de 2010, quando chegou à decisão, mas acabou derrotado pelo Santos. Na última edição, a equipe não passou da primeira fase ao ser derrotado pelo Botafogo-PB. Os paulistanos, por outro lado, nunca passaram das oitavas de final. Isto aconteceu em cinco oportunidades (97, 99, 2000, 2001, 2002, 2008 e 2010). Em 2011, o time foi parado pelo Bangu.

Só na outra semana!
A rodada ainda conta com mais dez jogos na próxima semana, Os destaques ficam por conta da esreia de outros três favoritos: Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo. O Verdão joga diante do Coruripe, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o Galo terá como adversário o CENE-MS, no Estádio Douradão, em Dourados. Por fim, o Botafogo encara o Treze-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Regulamento!
Disputada por 64 times, o regulamento da Copa do Brasil consiste que o sistema de disputa é o mata-mata. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Taça Libertadores da América do ano seguinte. Caso o time visitante vença por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida elimina automaticamente a partida de volta. Caso isso ocorra, o visitante tem o direito a 60% da renda do jogo de ida, restando ao mandante os outros 40%.

Desde de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental. Assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Taça Libertadores da América do próximo ano.

A partir de 2013 a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 times, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas-de-final aos cinco clubes que tiverem disputado a Taça Libertadores da América e ao melhor colocado do Ranking da CBF, que pode ser substituído por um sexto clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.

Confira os jogos de ida da 1.ª rodada:
Quinta-feira
19h30
Paulista-SP x Goiás-GO

20h30
São Domingos-SE x Vitória-BA

21h50
Cuiabá-MT x Portuguesa-SP

Dia 14/03 (quarta-feira)
16h
Madureira-RJ x Criciúma-SC

19h30
Sapucaiense-RS x Ponte Preta-SP

20h30
São Mateus-ES x Chapecoense-SC
Nacional-AM x Coritiba-PR
Santa Quitéria-MA x ASA-AL

22h
CENE-MS x Atlético-MG
Coruripe-AL x Palmeiras-SP
Treze-PB x Botafogo-RJ
04 de Julho-PI x Sport-PE

Dia 15/03 (quinta-feira)
22h
Santa Cruz-RN x Náutico-PE


Fonte: (AFI), com informações da Rádio Clube do Pará

Copa do Brasil: Paysandú goleia em Rondônia e se classifica a segunda fase


Papão espanta a má fase com vitória em Rondônia se classificando à segunda rodada da Copa do Brasil antecipadamente, sem precisar realizar a partida de volta em Belém.
O Paysandu aproveitou a fragilidade do adversário e chutou para bem longe o inicio de crise na Curuzu com uma boa vitória ontem à noite contra o Espigão/RO. Com a vitória de 3 a 1, o Papão se classificou à segunda rodada da Copa do Brasil antecipadamente, sem precisar realizar a partida de volta em Belém.

A cidade de Espigão do Oeste preparou tudo, mas foi o Papão quem fez a festa no estádio Luizinho Turatti. Com apenas um minuto de jogo, o meia Leandrinho recebeu o bom lançamento de Adriano Magrão e frente a frente com o goleiro Charles tocou na saída do goleiro, marcando o gol bicolor e o primeiro gol da Copa do Brasil.

Depois de uma confusão dentro da área, o arbitro da partida, Carlos Ronne, assinalou pênalti a favor do Espigão. O arbitro considerou toque de mão do zagueiro Da Silva quando caiu sobre a bola. Aos sete minutos, o atacante Teo foi para cobrança e acertou o travessão, desperdiçando a chance de empatar e sendo a única boa oportunidade dos donos da casa em chegar ao gol bicolor no primeiro tempo.

Apesar do susto, o Paysandu dominou amplamente o adversário, com a excelente distribuição de jogo do capitão Vanderson e a boa movimentação dos meias Thiago Potiguar e Kariri. E foi com Kariri que o bicola chegou ao segundo gol, em cobrança de falta, aos 13. O Papão ainda acertou uma bola na trave com o atacante Adriano Magrão, mas a etapa inicial finalizou com dois tentos de vantagem para o alviazul paraense.

Nos 20 primeiros minutos da etapa complementar, as duas equipes deixaram de jogar futebol e partiram para o jogo mais duro, com muitas faltas que acarretaram em uma expulsão para cada lado, Pereira, do Espigão, e Leandrinho, do Paysandu, na sequência. Com o jogo mais aberto, o contra-ataque foi a arma mais utilizada para ambas as equipes e em um deles, aos 22, o Paysandu chegou ao seu terceiro gol com Kariri, mais uma vez. E, em lance subsequente, o volante Vieira diminuiu para os donos da casa.

Ainda no final da partida, o arbitro Carlos Ronne expulsou mais dois jogadores. O primeiro foi o volante Vieira, que fez falta violenta, mas a expulsão do atacante Bartola foi a mais controversa. O jogador bicolor recebeu falta clara dentro da área, aos 49 minutos, e o árbitro entendeu que foi simulação do jogador e deu o segundo cartão amarelo, acrescentando mais um minuto, estendendo até os 50.

Tempo para pensar na crise do Estadual
“Agora é focar no Paraense”, disse o zagueiro Douglas, ao final do jogo. Para o atleta, o Paysandu jogou um bom futebol e apesar do adversário não ser um clube tradicional do futebol brasileiro dificultou bastante o trabalho bicolor. “Com certeza conseguimos manter um padrão de jogo. Foi difícil, a equipe do Espigão valorizou, mas conseguimos fazer os dois gols de diferença e nos classificar”, concluiu o jogador. Com a vitória de 3 a 1, o Papão espera o vencedor do confronto entre 4 de Julho/PI e Sport/PE.

Classificando-se para a segunda fase da Copa do Brasil, sem precisar do jogo de volta, o Papão abra espaço no calendário para um descanso maior dos atletas e também para que o técnico Lecheva ganhe tempo para treinar com a equipe, já que o time não teve tempo apropriado para se preparar para a partida contra o São Francisco, no domingo passado, e contra o Espigão/RO, ontem.

Agora, o Paysandu volta suas atenções para o Paraense, pois o time encontra-se na zona de rebaixamento para a 1ª fase do estadual. O próximo adversário bicolor é a Tuna Luso, que também não vem em bom momento neste segundo turno e ainda teve mudança na sua comissão técnica. O fisicultor Fernando Silva assumiu o cargo de treinador, porque Charles Guerreiro deixou a nau portuguesa, após a derrota para o Águia de Marabá, para assumir o São Raimundo santareno. O clássico foi confirmado para a tarde de segunda-feira (12) para o estádio Mangueirão, porque a vistoria do Corpo de Bombeiros não liberou o estádio Francisco Vasques.


Fonte: Diário do Pará