FELIZ 2014

FELIZ 2014
Que os dias do Ano de 2014 sejam uma sequência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!

sábado, 31 de março de 2012

Parazão: Segundo turno do Estadual chega à última rodada neste domingo, 1o- de abril.

A última rodada do returno (Taça Estado do Pará) do Campeonato Paraense 2012 promete mexer com o coração dos torcedores.  Serão quatro jogos em Tucuruí, Cametá, Belém e Santarém.
O segundo turno do Campeonato Paraense 2012 chega à rodada final neste domingo (01), e cada clube tem uma motivação especial para o dia. Saiba mais sobre a situação de cada clube, relacionados de acordo com sua classificação no segundo turno.
            


1. Remo
O líder Clube do Remo tem 12 pontos e já está classificado para as semifinais do segundo turno, e recebe na última rodada o São Francisco no Baenão. Vice líder na classificação geral do campeonato, o Leão tem a chance de se aproximar do Águia, que lidera a tabela com 29 pontos, 4 pontos de vantagem sobre o Remo. Basta "secar" o Águia em Tucuruí e conquistar uma boa vitória contra o São Francisco.

2. São Francisco
A última rodada vale a liderança do turno para o São Francisco, que tem 10 pontos, 2 a menos do que o adversário. Uma vitória deixa o clube de Santarém, sexto colocado no primeiro turno, em posição confortável na classificação geral, onde ocupa o quarto lugar. Se perder para o Remo, o São Francisco pode ficar sem a vaga nas semifinais, caso o Independente consiga uma boa vitória em casa sobre o Águia.

3. Águia
Líder da classificação geral do campeonato e garantido na Série C do Campeonato Brasileio, o azulão de Marabá vai até Tucuruí enfrentar o Independente, e tem a chance de terminar o turno na liderança caso aplique uma no adversário e o Remo não vença em Belém. Em caso de derrota, o Águia se mantém na liderança geral do Parazão, mas pode perder a vaga em caso de vitórias do Independente e do Paysandu.

4. Paysandu
Vindo de dois empates em sequência, o Paysandu está em um "perigoso" quarto lugar do segundo turno, e tenta segurar a vaga na última rodada joga fora de casa contra o São Raimundo, concorrente direto a uma vaga nas semifinais. Quinto lugar na classificação geral, o Papão já tem vaga na Série C, mas pode ficar de fora das semifinais se perder, além de poder ser superado também pelo Independente.

5. Independente
Jogando em casa, o Independente pega o Águia com dois grandes motivos para vencer. O primeiro é a vaga nas semifinais, pois o clube ainda precisa de tropeços de Paysandu e São Francisco para deixar o quinto lugar e entrar no G4. O segundo motivo é a classificação geral, que vai derrubando o atual campeão para a disputa das seletivas em 2013, pois o Galo ocupa a lanterna, 2 pontos atrás do São Raimundo.

6. São Raimundo
Ocupando o sexto lugar no segundo turno, o São Raimundo ainda pode chegar às semifinais, mas precisa derrotar o Paysandu por mais de 2 gols, igualando os mesmos 9 pontos do adversário e superando o saldo de gols, secando o Independente, que não pode vencer. Na classificação geral o time ocupa o penúltimo lugar, e uma vitória pode livrar o time das seletivas de 2013, basta torcer para o Cametá.

7. Cametá
O campeão do primeiro turno pode terminar o segundo na lanterna, caso seja derrotado na última rodada pela Tuna. Sem vencer desde a terceira rodada e sofrendo seis gols nos últimos três jogos, o Mapará Elétrico conquistou apenas cinco pontos no turno, e já não tem mais chances de chegar às semifinais. Para manter a a terceira posição na classificação geral, é fundamente que o Cametá derrote a Tuna Luso.

8. Tuna Luso
Com apenas 4 pontos conquistados no segundo turno, a Tuna Luso já está de fora das semifinais, mas também corre o risco de precisar disputar as seletivas em 2013. Com 17 pontos na classificação geral, a Tuna pode ser superada pelo São Raimundo, que joga em casa. Já sem pretensões no campeonato, a Tuna joga para salvar a vaga na fase principal do Parazão, apostando na boa atuação no Clássico contra o Remo.


Fonte: Diário do Pará, com informações da Rádio Clube

Paraense: São Francisco já está em Belém para enfrentar o Remo.

Leão Tapajônico precisa de um simples empate para confirmar vaga inédita. Leão Belenense é o único garantido nas semifinais.
A delegação do São Francisco viajou na manhã deste sábado (31), rumo a Belém para jogar amanhã às 17hs no estádio Baenão diante do Clube do Remo, pela última rodada do returno do Campeonato Paraense. Time azulino Tapajônico praticamente embarcou definido pelo técnico Thiago Amorim, que ontem realizou coletivo no campo da comunidade de Estrada Nova, Planalto santareno.

Técnico Thiago Amorim terá o reforço de três jogadores que não enfrentaram o Águia na última quarta-feira, o zagueiro Aldair, o meia Balão Marabá e o atacante Ricardinho, que devem voltar ao time, Thiago relacionou 18 jogadores para este jogo (ver relação ao final da matéria). Provável time do São Francisco para enfrentar o Remo. Jáder; Claydir, Aldair, Perema e Maurian; Boquinha, Diego Carioca, Caçula e Balão Marabá; Ricardinho e Emerson Bala. O São Francisco está virtualmente classificado, precisa apenas um empate diante do Remo que por sua vez já está garantido na semifinal do Parazão.

Os 18 relacionados:
Goleiros: Jader e Jatobá
Laterais: Cleydir, Maurian e Sidvan
Zagueiros: Aldair, Perema
Volantes: Boquinha, Diego Carioca, Delson e Kiko
Meias: Caçula, Balão Marabá e Mário Augusto
Atacantes: Ricardinho, Emerson Bala, Rodrigão e Elielton

Ainda viajaram o técnico Thiago Amorim, o preparador Físico, Rony Lameira, o preparador de goleiros Jorge, massagista Miramar Pedroso e roupeiro Novinho. Foi chefiando a delegação o presidente do clube Eddie Ribeiro.

Paraense: São Raimundo encara Paysandú esperando apoio da galera.

Pantera precisa vencer o Papão e torcer por tropeço do Independente neste domingo para garantir vaga.
O São Raimundo enfrenta neste domingo (1º- abril) às 17h no estádio Colosso do Tapajós o time do Paysandú pela última rodada do returno do Campeonato Paraense. O Pantera Tapajônico espera o apoio da torcida alvinegra acreditando na classificação. Para garantir vaga o time alvinegro precisa vencer o Paysandú e torcer por uma derrota do Independente. Caso haja empate entre Águia e Independente, o São Raimundo teria que vencer por 3 gols de diferença.

Técnico Charles Guerreiro realizou na tarde desta sexta-feira, um treino com bola no campo do 8º- BEC na Serra de Piquiatuba. O treinador alvinegro não definiu o time, mas adiantou que não deve fazer muitas mudanças, apenas a eventual entrada do volante Dudu no posto de Wilson Guerreiro que cumprirá suspensão automática, pois foi expulso do banco de reserva após ser substituído.

Vinte jogadores foram relacionados por Guerreiros para o jogo contra o Paysandú. Delegação está concentrada desta sexta-feira (30), às 21h no Barrudada Tropical Hotel (Ver relação no final da matéria). Provável time do Pantera para este domingo: Labilá; Amaral, Hélder, Victor Hugo e Englesson; Jardel, Dudu, Zeziel e João Pedro (Adriano Miranda); Fabinho e Fernando Caranga.

Relacionados:
Goleiros: Labilá e Diego
Laterais: Amaral, Englesson e Anderson Cruz
Zagueiros: Hélder, Filho e Victor Hugo
Volantes: Jardel, Dudu, Rodrigo e Mateus
Meias: Zeziel, João Pedro e Lucas
Atacantes: Fabinho, Del Curuçá, Fernando Caranga, Adriano Miranda e Zé Rodrigues

sexta-feira, 30 de março de 2012

Parazão: Formatação das semifinais do 2º- turno ficou para a última rodada.

Rodada decisiva do returno do Parazão será neste final de semana. Apenas o Remo está confirmado.
A última rodada do Campeonato Paraense promete mexer com o coração dos torcedores. Apenas o Clube do Remo está garantido na semifinal do returno e os demais brigam por classificação ou para não cair à seletiva de 2013. Ainda restam três vagas para o mata-mata da fase seguinte e quatro equipes brigam por elas.

Em melhor situação, São Francisco e Águia de Marabá precisam de no mínimo um empate na última rodada para se garantirem no G4. Na quarta posição, o Paysandu tem que vencer o São Raimundo para garantir a última vaga. Mas, se o Papão empatar com o Pantera, terá que torcer para que o Independente não vença o Azulão marabaense em Tucuruí.

Das oito equipes da competição, o Independente é quem está em situação mais complicada. Depende só de si para classificar-se à semifinal - precisa vencer o Águia de Marabá no Navegantão -, mas o time do técnico Valter Lima ainda corre sério risco de cair para a seletiva caso não avance de fase. Se isso acontecer, vai registrar uma marca negativa em cem anos de disputa do Paraense. Nunca o campeão estadual de um ano foi rebaixado no ano seguinte.

São Raimundo e Tuna vão para a sétima rodada com a pressão vencer para tentar permanecer no grupo de elite do estadual. Para escapar do descenso, o time santareno tem que vencer o Paysandu para ultrapassar a equipe bicolor na classificação geral e esperar um tropeço da Tuna na última rodada, e ultrapassar a equipe cruzmaltina na classificação. Os lusos pegam o campeão do primeiro turno, Cametá, fora de casa e também precisam dos três pontos para permanecer na elite.

Por isso, esta última rodada promete deixar torcedores de todas as equipes roendo as unhas e com o coração na boca para saber se sua equipe vai as finais ou lamentará o rebaixamento.

Leões podem virar “comadres”
Praticamente classificado para os jogos das semifinais do segundo turno, mesmo tendo perdido a invencibilidade de 15 partidas seguidas no Estádio Jader Barbalho, o Leão Santareno está tranquilo na competição.

No último jogo da fase classificatória contra o Clube do Remo, no domingo, o São Francisco só precisa de um empate para confirmar a sua vaga nas semifinais. Como o Leão da capital é líder, o empate pode acabar sendo um bom negócio para as duas equipes e, assim, o jogo acabe virando “de comadres” nos minutos finais.

Segundo a comissão técnica, o time santareno sentiu a ausência do atacante Ricardinho, um homem de referência do time, na derrota por 2 a 1 para o Águia, quarta-feira passada. Ricardinho não jogou para cumprir suspensão automática por conta do terceiro cartão amarelo. Contudo já está liberado contra o Remo. Ontem, todos os jogadores se reapresentaram para realizar um trabalho regenerativo. Os trabalhos da equipe seguem até a tarde de hoje. Amanhã, a delegação do Leão do Tapajós viaja com destino a Belém.

Pantera está um barril de pólvora
Entre o céu e o inferno. Esta é situação do São Raimundo depois de empatar com Cametá em 1 a 1, na última quarta-feira, na penúltima rodada do Parazão.

Ficando somente com uma luz no fim do túnel para sobreviver, os ânimos se exaltaram nos vestiários dos alvinegros logo após o empate com o Mapará. O auxiliar técnico, Nildo Pereira, discutiu com o volante Wilson Guerreiro. O auxiliar reclamou no lance do pênalti que resultou no gol de empate do Cametá: o volante tocou com a mão na bola quando os santarenos venciam a partida por 1 a 0 ainda no primeiro tempo.

“Foi chamada à atenção dele. Nós temos que assumir todo e qualquer tipo de falha. Ele começou o jogo um pouco disperso. Não sei se estava com algum problema extracampo, mas ele estava bem diferente das outras partidas. Não dá para entender o que ele quis fazer, foi uma coisa inexplicável”, relata Nildo Pereira.

Ainda segundo o auxiliar de Charles Guerreiro, a cobrança em cima do jogador foi dura. Wilson não teria gostado e chegou até ser expulso do banco de reservas pelo árbitro. Por isso, o atleta está fora do jogo decisivo contra o Paysandu.

Agenda
O São Raimundo retornou a Santarém na tarde de ontem e hoje treina em dois períodos. Para o embate contra os bicolores, o time vai contar com o volta do meia João Pedro, jogando quase completo.


Fonte: Diário do Pará, com informações da Rádio Clube

Parazão: Arbitragem da 7ª- rodada do returno.

Todos os cinco jogos da última rodada do 2o- turno do Parazão serão realizados no domingo, 1º- de abril e estão programados para iniciar às 17hs.
A sétima rodada do 2º- turno do Campeonato Paraense de Futebol 2012 acontece neste domingo, primeiro de abril. Nesta quinta-feira (29), a Comissão de Arbitragem da Federação Paraense (CA/FPA), fez o sorteio para da escala dos cinco jogos que definirá os classificados as semifinais da Taça Estado do Para.

Os jogos acontecerão em Santarém, Cametá, Tucuruí e Belém.

Confira a escala completa da 7ª- rodada
Todos os jogos serão realizados no domingo, 1º- de abril, e estão programados para iniciar às 17h.

Remo x São Francisco, 17h.
Data: 01/04/2012 - domingo
Local: Estádio Evandro Almeida (Baenão) - Belém
A: Benedito Pinto da Silva
A1: Heronildo Sebastião Freitas da Silva
A2: Alessandro Guerra Alexandre
4ºA: Nadilson Sousa dos Santos*
Ass. Árb: José Guilhermino de Abreu

São Raimundo x Paysandú, 17h.
Data: 01/04/2012 - domingo
Local: Estádio Colosso do Tapajós/Santarém
A: Joelson Silva dos Santos
A1: Diorgenes Menezes Serrão
A2: Rinaldo Pimentel de Sousa
4ºA: Odonaldo Antonio Alho Cardoso Jr*
Ass. Árb: Paulo Cesar Romano

Cametá x Tuna, 17h.
Data: 01/04/2012 - domingo
Local: Estádio Ofelino Martins Filho (Parque do Bacurau) - Cametá
A: Raimundo Nonato Campelo da Conceição
A1: José Ricardo Guimarães Coimbra
A2: João Paulo Loiola de Sousa
4ºA: Joel Alberto Teixeira Rezende*
Ass. Árb. Olivaldo da Silva Moraes

Independente x Águia, 17h.
Data: 01/04/2012 - domingo
Local: Estádio Antonio Navegante (Navegantão) - Tucuruí
A: Nelson Casemiro Lobo Montão
A1: Luis Diego Nascimento Lopes
A2: Silvério Ferreira Pinto
4ºA: Claudio Lima*
Ass. Árb. Fernando Castro Rodrigues

Paraense: Remo e Tuna só empatam no Mangueirão.

Empate entre Remo e Tuna, confirma o Leão nas semifinais do returno e elimina a Luza do Souza.
O clássico Tuna e Remo fechando a penúltima rodada do returno do Campeonato Paraense 2012 terminou com a igualdade por 2 a 2 no placar nesta quinta-feira (29) no Mangueirão. O resultado confirmou a classificação do Clube do Remo às semifinais do segundo turno (Taça Estado do Pará), e acabou de vez com as pretensões da Tuna Lusa.

Classificado as semifinais com 12 pontos, o Remo foca agora o São Francisco Tapajônico na última rodada neste domingo, às 17h no Baenão. A Tuna fora da briga e na lanterna do returno, vai a Cametá enfrentar o também eliminado Mapará, às 17hs no Parque do Bacurau. O Cametá está fora da briga no returno, mas tem vaga garantida na final do Campeonato Paraense 2012, pois conquistou o título do primeiro turno, Taça Cidade de Belém.

Resultados da 6ª- rodada
Paysandú 2 x 2 Independente
Cametá 1 x 1 São Raimundo
São Francisco 1 x 2 Águia
Tuna 2 x 2 Remo

Ficha Técnica
Tuna 2 x 2 Remo, 20h30.
Data: 29/03/20912 - quinta-feira
Local: Estádio olímpico do Pará (Mangueirão) - Belém
A: Andrey da Silva e Silva
A1: Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva Mattos
A2: Hélcio Araújo Neves
4ºA: Joel Silva dos Santos*
5ªA. A.: Graceane do Socorro Botelho Dias
Ass. Árb. Paulo Cesar Romano
Cartões amarelos;
André Luiz e Sinésio (Tuna)
Renda: R$ 40.150,00
Público Pagante: 4.191
Não Pagante: 900
Total de Público: 5.091
Gols;
1 x 0, Tuna, Sinésio, 33’.
1 x 1, Remo, Fábio Oliveira, 4”.
2 x 1, Remo, Magnum (cabeça), 23”.
2 x 2, Tuna, Yuri, 28”.

Tuna: André Luiz; Sinésio (Fernando), Bruno Oliveira, Max Melo e Carlinhos Maraú; Diogo, Ilailson, Edilson (Everson Bilau) e Lineker;

Remo: Adriano; Thiago Cametá, Juan Sosa, Edinho e Aldivan; André, Allan Peterson (Joãozinho), Reis e  Betinho (Adenísio); Fábio Oliveira e Cassiano (Magnum). Técnico: Flávio Lopes.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Giro pelo Brasil: STJD arquiva denúncia contra chefe dos árbitros.

Auditor concluiu que denúncias contra chefe de árbitros são desprovidas de veracidade.
O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu arquivar o inquérito que havia instaurado para investigar as denúncias do ex-árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca.

"O auditor Alexandre Quadros concluiu que as denúncias são desprovidas de qualquer veracidade ou lógica", diz nota divulgada pelo STJD.

Em janeiro, Gutemberg deu entrevistas nas quais acusava o chefe da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, de manipular escalas e de sugerir que os juízes ajudassem o Corinthians.

Gutemberg disse ter documentos que provariam as denúncias, mas se recusou a enviá-los à Folha. O STJD informa que ele pode ser punido por "oferecer queixa infundada à Justiça Desportiva". A multa pode atingir R$ 50


Fonte: Folha Online

Giro pelo Brasil: 38º- Congresso da Abrace discute Mundial 2012.

Cidade de Salvador na Bahia vira crônica esportiva brasileira.
A cidade de Salvador (BA) deste da noite de quarta-feira (28) virou a cidade da crônica esportiva brasileira. Os baianos estão recebendo 38º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos. Capital sede da Copa do Mundo/2014, Salvador busca discutir com cronistas esportivos de outros 25 estados e Distrito Federal, a infraestrutura do Mundial 2014.

Os aspectos mais persistentes dos debates irão desde credenciamento de cronistas esportivos brasileiros quanto à questão de transporte público e telecomunicação, assim como os aeroportos. O 38º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos ocorre no Hotel Pestana.

Na abertura do evento o presidente da ABCD-Associação Baiana dos Cronistas Desportivos, radialista Marcio Martins saudou os presentes e formou a mesa com presenças de várias autoridades do Brasil e da Bahia. O secretário de Comunicação Social Robison Almeida representou o governador da Bahia que não pode comparecer. O presidente da Abrace, Aderson Maia Nogueira, presidente da ASS da América Latina, Gabriel Cazenave, o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, o ex-presidente da ABCD Jorge Vital de Lima e o superintendente da Sudesb Raimundo Nonato (Bobo) também prestigiaram o
evento.


Todos os oradores enalteceram a importância da realização deste congresso na Bahia (4) pela sua localização geográfica no mapa do Brasil e por ser a primeira capital do país, Salvador que nesta quinta-feira (29.03.) comemora 463 anos de fundação.

A delegação acreana presente ao congresso de Salvador é composta por quatro cronistas esportivos: Manoel Façanha, Alberto Casas, Francisco Dandão e Raimundo Afonso.


Fonte: Manoel Façanha

Campeonato Paraense: Remo e Tuna fecham penúltima rodada do returno

Leão e Lusa do Souza se enfrentam esta noite no Mangueirão em situações opostas.
Clube do Remo e Tuna fecham nesta quinta-feira 929), às 20h30 no estádio Olímpico do Pará, a sexta rodada do segundo turno do Campeonato Paraense. A Tuna está fora da briga e luta apenas para fugir da lanterna da fase, já o Clube do Remo está matematicamente classificado na primeira colocação com 11 pontos.

O Leão tenta assegurar o primeiro lugar para ir às semifinais do returno com a vantagem de jogar por dois resultados iguais; já á Lusa ainda almeja somar mais pontos para se distanciar da zona de rebaixamento e, consequentemente, não ter que disputar a primeira fase do certame estadual do próximo ano.

Ajudados pelos resultados das partidas que abriram a rodada ontem à noite, os remistas praticamente garantiram a classificação antecipada para as semifinais do returno do Parazão sem precisar ir a campo, e ainda permaneceram na primeira colocação. Porém, ainda falta um empate para o Leão selar a classificação, o que aumenta a importância do clássico da noite desta quinta-feira.

Além disso, os azulinos defendem uma invencibilidade que já dura sete jogos, entre duelos válidos pelo estadual e Copa do Brasil. Também está nos planos do Remo vencer o primeiro clássico este ano, porque nos três anteriores os resultados foram duas derrotas no primeiro turno, para Paysandu e a própria Tuna, e um empate no domingo passado com o maior rival.

Com apenas três pontos no returno e quatro derrotas em cinco jogos, os tunantes já não têm mais chances classificar a equipe cruzmaltina para a próxima fase da competição. Mas, como a Águia do Souza ainda corre riscos de ficar de fora da fase principal do Campeonato Paraense 2013, a Tuna joga pressionada, porque somente um resultado positivo interessa para o time escapar do fracasso.

Tuna
Vitória, derrota ou empate. Sem chances de classificação, dos três resultados possíveis de hoje à noite contra o Clube do Remo, a derrota é o único que os cruzmaltinos não podem ter ao final dos 90 minutos: ele pode significar até o rebaixamento da Tuna para a primeira fase do Parazão 2013. Desesperada para não ter que, assim como aconteceu nos últimos dois anos, vencer a Taça Aclep (correspondente à seletiva da primeira fase) e ter que lutar para retornar à elite do Parazão, a Águia Guerreira entra no Mangueirão para o tudo ou nada.

Lanterna da competição, com apenas uma vitória e quatro derrotas, a Lusa necessita dos três pontos de hoje, já que, além de se afastar da última colocação no segundo turno, melhora a posição na classificação geral. Sabendo disso, o técnico Fernando Silva intensificou os treinos essa semana com dois períodos, troca de passes e finalizações.  “Quinta-feira (hoje) é um jogo decisivo para nos mantermos na elite da primeira divisão do estadual”, admite o treinador. Na pior das hipóteses, a Tuna pode empatar e buscar a salvação na última rodada. Mas, pelas bandas do Souza, nada disso passa pela cabeça dos jogadores. “Vai ser um jogo muito difícil, mas vamos colocar o coração na ponta da chuteira e não deixar a Tuna cair”, garante o zagueiro Marau.


Fonte: Diário do Pará

Câmara dos Deputados aprova Lei Geral da Copa

Projeto de Lei Geral da Copa suspende a proibição presente no Estatuto do Torcedor da venda de bebidas alcoólicas em estádios durante o período da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014.
Por: Eduardo Bresciane (Agência Estado)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o projeto da Lei Geral da Copa suspendendo a proibição presente no Estatuto do Torcedor da venda de bebidas alcoólicas em estádios durante o período da Copa das Confederações de 2013 e do Mundial de 2014. Com o texto aprovado, estados e municípios que têm legislação próprias sobre o tema podem ter de alterá-las para atender à exigência da Fifa de que o comércio do produto seja permitido. O projeto seguirá agora para o Senado Federal.

O debate sobre a venda de bebidas alcoólicas foi o principal na reta final da tramitação do projeto. O governo federal chegou a negar a existência de um acordo com a Fifa sobre o tema. Recuou depois, mas se negou a apoiar o texto do relator, Vicente Cândido (PT-SP), que liberava expressamente o comércio do produto nos estádios. Na visão dos próprios líderes governistas estados e municípios que têm lei contra a venda de bebida terão de mudar suas regras. Levantamento divulgado pelo Estado mostra que em cinco das sete sedes há este tipo de problema.

A decisão sobre a bebida foi tomada em duas votações nominais. Na mais apertada, o governo venceu por 237 votos a 178, quando precisa de maioria simples dos presentes. "Minha interpretação é que vai ter que mudar", diz Jilmar Tatto (SP), líder do PT. "Cada estado vai ter de analisar o que vai fazer", diz o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, porém, acredita que o problema está resolvido. Na visão dele, as leis estaduais e municipais estariam subordinadas à norma federal. O ministro, inclusive, disse nesta quarta que a Fifa nunca reclamou da decisão do governo no tema. "As informações que tem no Ministério e no Poder Executivo é que nunca houve nenhum problema levantado pela Fifa em relação ao teor do projeto original".

As alterações no texto votado pela Câmara foram feitas até a última hora. Nesta quarta, decidiu-se que 10% dos ingressos para jogos do Brasil terão de ser vendidos a preços populares na chamada categoria 4, na qual as entradas deverão custar cerca de U$25,00. Esta categoria é destinada a idosos, estudantes e beneficiários do programa Bolsa Família e terá 300 mil ingressos na Copa do Mundo de 2014 e 50 mil na Copa das Confederações de 2013.

O texto aprovado garante aos idosos o direito de comprar bilhetes pagando a metade do preço em todas as categorias e mesmo em pacotes de hospitalidade. Em relação às pessoas com deficiência, permite-se aos entes federados e à Fifa celebrar acordos para vender 1% dos ingressos a este público. Esta redação não garante o acesso destas pessoas aos bilhetes.

Em outro tema polêmico, o da responsabilidade civil, optou-se pela manutenção da proposta do governo em que a União vai responder por prejuízos causados por ação ou omissão. A Fifa tentou emplacar uma garantia de ressarcimento "independente de culpa", mas não conseguiu. O texto aprovado garante, porém, que a União assuma a responsabilidade de ressarcir a Fifa e seus parceiros em caso de acidente ou incidente de segurança relacionados aos eventos, exceto se tiver havido participação da entidade ou da vítima.

Foi mantida no texto a previsão de se decretar feriados nacionais em dias de jogos do Brasil. Estados e municípios poderão ainda decretar feriados ou pontos facultativos em dia de jogos em sua jurisdição. As férias escolares, no ano de 2014, terão de compreender o período da Copa. Também foi aprovada a possibilidade de uso de aeroportos militares para atender possíveis excessos de demanda.

O projeto procura dar segurança jurídica à Fifa para a realização dos eventos no Brasil. São dadas garantias especiais para a proteção de marca e de direitos comerciais e de imagem, além da facilitação de vistos para pessoas com relação com os eventos. A Lei Geral da Copa introduz na legislação penal brasileira penas para quem falsificar produtos da Fifa ou tentar utilizar dos eventos para ações de marketing ou obter lucro sem ser parceiro da entidade.

Os deputados aprovaram também a definição de uma área de restrição na qual somente poderão ser vendidos produtos de patrocinadores da Fifa. Esta restrição vai valer em área de no máximo dois quilômetros ao redor das arenas e serão fixadas pelos municípios. Foi explicitado, porém, que quem já estiver estabelecido dentro desta área poderá continuar trabalhando desde que não busquem associar sua atividade econômica aos eventos. Segundo o relator, essa regra vale inclusive para vendedores ambulantes.

A proposta contempla ainda a criação de uma premiação para os jogadores titulares e reservas da seleção brasileira campeões nos anos de 1958, 1962 e 1970. Eles receberão R$ 100 mil e uma pensão de até R$ 3,9 mil mensais. No caso de o ex-atleta já ter falecido, seus dependentes poderão receber.

Paraense: Paysandú fica no empate com o Independente no Mangueirão.

Empate contra o Galo não garante vaga ao Papão.
O Paysandu recebeu nesta quarta-feira (28) o Independente no Mangueirão, e teve a chance de melhorar sua colocação na briga por vaga as semifinais do segundo turno do Campeonato Paraense 2012. Jogando pela penúltima rodada do returno, o Papão ficou no empate com o Galo em 2 x 2. O resultado deixou a definição do futuro das equipes para a última rodada do turno que será realizada no domingo, primeiro de abril.

O Paysandu vai a Santarém enfrentar o São Raimundo no estádio Colosso do Tapajós, e se classifica com uma vitória sobre o Pantera. Em caso de empate, o Papão precisa torcer para o Independente não vencer em Tucuruí, da equipe do Águia de Marabá. Para o Independente, é preciso vencer o Águia em casa e torcer para o Paysandu não conseguir os 3 pontos em Santarém.

Ficha Técnica
Paysandú 2 x 2 Independente, 20h30.
Data: 28/03/20912 - quarta-feira
Local: Estádio olímpico do Pará (Mangueirão) - Belém
A: Joquetam Moreira Guimarães
A1: Marcio Gleidson Correia Dias
A2: Milton do Socorro Alves de Sousa
4ºA:  Benedito Pinto da Silva
Ass. Árb: Fernando de Castro Rodrigues
Cartões amarelos;
Neto e Kariri (Paysandú)
Dida, Preto Barcarena e Gian (Independente)
Cartão vermelho;
Kariri (Paysandú)
Renda: R$ 19.870,00
Público Pagante: 2.095
Não Pagante: 1.810
Total de Púbico: 3.905
Gols;
1 x 0, Paysandu, Yago Pikachu, 15’.
1 x 1, Independente, Felipe Gaucho, 25’.
2 x 1, Paysandu, Helinton, 27’.
2 x 2, Independente, Thiago Floriano, 25”.

Paysandu: Paulo Rafael; Yago Picachu, Douglas, Thiago Costa e Brayan; Vanderson (Neto), Billy, Kariri (Robinho) e Thiago Potiguar, Heliton (Bartola) e Adriano Magrão. Técnico: Lecheva.

Independente: Dida; Lima, Adson, Preto Barcarena e Ednaldo; Alexandre Recife (Alexandre Goiano), Sandro, Fidélis e Gian (Gegê); Thiago Floriano e Felipe Gaúcho. Técnico: Valter Lima.

Paraense: São Francisco perde jogo e invencibilidade no Colosso do Tapajós.

Leão Santareno perde para o Águia, mas continua em segundo.
O São Francisco jogando nesta quarta-feira (28) às 20h30, no Colosso do Tapajós foi derrotado pelo Águia de Marabá pelo placar de 2 x 1, pela penúltima rodada do Campeonato Paraense de futebol em seu segundo turno, quebrando assim uma longa invencibilidade do Leão Tapajônico em Santarém. Foram 16 jogos sem perde desta a disputa da segunda divisão. Mesmo perdendo a sua invencibilidade em casa, o Leão santareno ainda se mantêm na segunda colocação na tabela. Já o Azulão, com a vitória, se deu bem. Entrou no G4, pulando do quinto para o terceiro lugar.

Na última rodada no próximo domingo, primeiro de abril, o São Francisco jogará em Belém no estádio Baenão contra o Clube do Remo, ás 17hs. No mesmo horário o Águia de Marabá jogará diante do Independente no estádio Navegantão em Tucuruí.

Ficha Técnica
São Francisco 1 x 2 Águia, 20h30.
Local: Estádio Colosso do Tapajós - Santarém
Data: 28/03/20912 - quarta-feira
A: Marcos Antonio da Silva Mendonça
A1: Isaac da Cunha Araújo
A2: Odonaldo Antonio Alho Cardoso Jr.
4ºA: Manuel Jucimar dos Anjos Picanço*
Ass. Árb: Olivaldo da Silva Moraes
Cartões amarelos;
Prema, Kiko e Boquinha (São Francisco)
Júlio Ferrari, Roberto, Mocajuba, Léo Rosa, Marquinhos e Flamel (Águia)
Renda: R$ 26.435,00
Público Pagante: 2.470
Não Pagantes: 1.000
Total de Pùblico: 3.470

1 x 0, Águia, Flamel, 23”.
2 x 0, Águia, Branco, 25”.
2 x 1, São Francisco, Emerson Bala (pênalti), 43”.

São Francisco: Jader; Claydir, Telson (Kiko), Perema e Maurian; Boquinha, Diego Carioca, Caçula e Mário Augusto (Sidvan); Emerson Bala e Elielton (Rodrigão). Técnico: Thiago Amorim.

Águia: Alan; Júlio Ferrari, Roberto, Charles e Mocajuba; Léo Rosa, Marquinho, Diego Biro (Edikleber) e Flamel; Branco (Hallace) e Valdanes (Robert). Técnico: João Galvão