FELIZ 2014

FELIZ 2014
Que os dias do Ano de 2014 sejam uma sequência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CBF homenageia os radialistas do Brasil



7 de novembro: Dia do radialista
Até a Copa do Mundo de 1966, o brasileiro acompanhava os jogos da Seleção através das ondas do rádio. Em casa, ouvido colado aos aparelhos ou reunidos em torno do serviço de alto-falante nas praças das cidades, os torcedores sabiam da sua maior paixão pela narração dos grandes locutores esportivos.

Foram gerações e gerações que aprenderam a amar ainda mais o futebol pelo que lhes chegava através do rádio. Esse instrumento poderoso que até os dias de hoje alcança os lares e milhões de brasileiros.
No Dia do Radialista, o presidente da CBF José Maria Marin parabeniza todos os profissionais que fazem a história e a grandeza desse grande veículo de comunicação.

Para ilustrar a homenagem, vamos reproduzir a narração de dois gols do Brasil: o de Pelé, na vitória sobre o País de Gales por 1 a 0 que valeu a passagem da Seleção às semifinais da Copa do Mundo de 1958; e o gol de Zagalo, o primeiro do Brasil na Copa do Mundo de 1962, na vitória de 2 a 0 sobre o México. 

O gol de Pelé tem narração de Edson Leite, e o de Zagallo, de Oduvaldo Cozzi, dois brilhantes locutores nos anos 1950/1960, já falecidos.
(No primeiro, marcado por Pelé, Edson Leite narra desde a cobrança de lateral feita por De Sordi para Mazzola, que dá de puxeta para Didi, e este de cabeça para Pelé, que em lum lance genial gira e marca o gol da vitória sobre o País de Gales). Clique aqui para ouvir a narração.

(No segundo, marcado por Zagalo, Oduvaldo Cozzi narra  a jogada de Pelé, que se livra do primeiro, se livra do segundo, tenta se livrar do terceiro, mas é desarmado; Garrincha retoma a bola, serve a Pelé, que cruza para a área, para Zagallo cabecear e marcar o primeiro gol na vitória sobre o México). Clique aqui para ouvir a narração.

*Áudios cedidos pela Rádio Globo do Rio de Janeiro

Assessoria da CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário