FELIZ 2014

FELIZ 2014
Que os dias do Ano de 2014 sejam uma sequência de proveitosas realizações e repletos de paz e felicidades!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saltos sobre a Amazônia



Grupo se reúne para festival de paraquedismo.
O paraquedismo voltou a ser praticado no Pará em setembro, quando o "Guerreiros do Ar" abriram nova turma para formar saltadores e reativar o aerodesporto no Estado, que tem tradição na área.

A fim de fomentar ainda mais a prática, o coronel Antônio Dourado, da Polícia Militar do Pará, idealizou, com o apoio da Alternativo Eventos, o que será o maior festival de saltos da Amazônia: de 15 a 18 de novembro próxima.

A expectativa é de que pelo menos 300 saltos sejam feitos decolando do Aeroclube do Pará, contando com paraquedistas de vários estados brasileiros. As inscrições para a nova turma acontecerão a partir do dia 1º de novembro.

Desde que o "Guerreiros do Ar" voltaram à ativa, o Pará ganhou 15 novos paraquedistas. Todos eles foram formados pelo coronel Antônio Dourado, profisisonal certificado pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq).

Durante o curso, eles passaram por oito horas de aulas teóricas e práticas e exaustivas repetições dos procedimentos de segurança e simulação do que fazer durante o salto.

Ao fim do curso, todos fizeram seu primeiro salto, equipados com os dispositivos static line (que automatiza a abertura do paraquedas por um gancho que fica preso à aeronave), FXC (que garante a abertura do paraquedas mesmo no caso do saltador ter um ‘apagão’ no ar), além de velames "student", altímetro, e rádio comunicador terra-ar (pelo qual instrutores em terra mandarão coordenadas para os paraquedistas fazerem a aterrissagem).

Os participantes recebem a carteira da CBPq, nível "aluno em instrução", que dá o direito de fazer saltos em todo território nacional.

Desconhecimento afasta novos adeptos
Apesar de todas as garantias de segurança, o paraquedismo ainda encontra resistência para encontrar novos adeptos, fruto do desconhecimento que a prática envolve.

Quem sentiu isso em setembro foi o dentista Diego, que também admitiu receio quando resolveu inscrever-se no curso. "Liguei para a CBPq e o próprio presidente recomendou o Dourado, dizendo que entregaria até o filho para o coronel", disse ele, que garantiu ter experimentado o maior prazer da vida no primeiro salto.

Diego já confirmou presença no próximo festival de saltos. E a expectativa de Dourado é formar mais uma turma para o evento.

"Temos o mais importante, que é o avião Caravan, o mais apropriado para saltos", diz Dourado.

O preço do curso de paraquedismo será de R$ 700,00. Porém, quem quiser saltar acompanhado de um instrutor pagará R$ 600, que dará direito ainda à documentação completa do salto, com fotos e vídeos. Informações pelos números: 8166-7005 (Noélio Sobrinho, da Alternativo Eventos) e 8041-5353 (Antônio Dourado).


Fonte: ORM (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário